segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Ano I - N.º 02 - Trovas Premiadas em Concurso (Diversos Gêneros)


Foto: Francisco Ferreira

Seleta de Trovas



Não entendo esta premissa

que vejo em alguns cristãos,

no afã de fazer justiça

querer matar os irmãos.



***



Ao ver um filho faminto

decerto dirá Jesus:

mesmo no céu inda sinto

nos ombros pesar-me a cruz.



***



Quando a morte nos alcança

numa hora inesperada,

devemos deixar de herança

bons exemplos e mais nada.



***



Por este mundo vagando

danado e de déu-em-déu,

meu medo, em assim estando:

perder os rumos do céu.



***



Saudade é trazer presente

aquilo que não é mais.

Reviver no inconsciente

o que não volta jamais.

Classificado para a antologia “NÓS E ELES – 200 ANOS DE POESIA – EDIÇÃO ESPECIAL 2017 – Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE) – Rio de Janeiro (RJ) em 28/1/17.




Obs.: Trovas de autoria de FRANCISCO FERREIRA delegado da União Brasileira de Trovadores - UBT para Conceição do Mato Dentro (MG). Importante salientar que todas tem o crivo do grupo de WhatsApp UBT.


sábado, 21 de janeiro de 2017

Ano I - N.° 01 - Trova Comentada

Foto: elo7.com.br

Ao ver um filho faminto
decerto dirá Jesus:
mesmo no céu inda sinto
nos ombros pesar-me a cruz.

"Um tema muito "batido" e, por isto, quase que banalizado. Eu mesmo não gosto de fazer trova usando o nome de Jesus com medo de banalizar... Para falar de DEUS e de JESUS CRISTO tem que ter muita propriedade... E esta TROVA por certo emprega de maneira muito apropriada o nome do Filho do Criador... Parabéns ao autor por esta (no meu modo de ver) joia. Abraços..." (Joaquim Carlos Trovador – Nova Friburgo – RJ)

Obs: esta trova foi das primeiras compostas por mim, já deve ter entre 13 ou 14 anos. Postei-a recentemente num grupo de irmãos trovadores no facebook (BONDE DA TROVA)  e tive esta grata satisfação de ser tão generosamente comentado. Obrigado Irmão Trovador Joaquim Carlos.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Ano I - N.º 0 - Primeiro Passo

         
Foto: Francisco Ferreira


          Há cerca de 12 anos eu fui nomeado Delegado da União Brasileira de Trovadores (UBT), para Conceição do Mato Dentro e, salvo engano, sou o único trovador da cidade, embora esta terra seja berço de grandes artistas e escritores. E como atribuições do delegado sejam: "descobrir" novos trovadores, difundir a trova, o movimento trovadoresco e a UBT, projetei para o ano de 2017 trabalhar intensamente para cumpri-las. Para tanto, pretendo já nos próximos dias dar início a um projeto (ex-sonho) de Oficinas de Trovas em nossa cidade, já venho colecionando o material básico necessário e, é mister que eu diga, que tenho contado com a colaboração imprescindível de Irmãos Trovadores, destacando-se Lóla Prata, Talita Batista, Arlindo Tadeu Hagen e Renata Paccola. Este projeto será, ao meu ver, o “pontapé inicial” do trabalho de difundir a trova e a UBT em Conceição, descobrir novos trovadores e, quem sabe, plantar as sementes de uma seção da UBT, por estas bandas das Gerais.
          Criar um blog para divulgar os nossos trabalhos, trovas e notícias de Irmãos Trovadores daqui e de outras localidades que queiram nos prestigiar graciosamente com os mesmos.
         
          O primeiro passo está dado.